COMUNICADO
A Comissão Organizadora, depois de avaliação ponderada e no atual contexto de esforço nacional para a contenção do risco de contágio pelo COVID-19, decidiu adiar a realização do 3.º Congresso dos Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, inicialmente programado para os dias 10 a 11 de julho de 2020, para os dias 18 e 19 de setembro de 2020.
Esta tomada de posição enquadra-se na postura de responsabilidade social assumida pela Comissão Organizadora, bem como do Despacho P.PORTO-P-009-2020 - COVID-19 - Suspensão das Atividades, que determina a suspensão de congressos, seminários e outros eventos de forma presencial.
Como neste momento, não conseguimos saber exatamente quando estarão reunidas todas as condições para acolher um congresso físico, decidimos que o mesmo será realizado em ambiente digital, sem quaisquer alterações em termos de formato e, esperamos, de programa. Foi igualmente decidido prorrogar a deadline do período de submissão de resumo para comunicações (até 20 de julho) e inscrição a tarifa mais reduzida.
A Comissão Organizadora agradece a compreensão de todos os participantes, convidados/as e parceiros/as do 3.º Congresso dos Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, e compromete-se a reunir as condições para a realização desta importante reunião científica.
Iremos atualizar e disponibilizar mais informações no website do Congresso a partir do dia de hoje, 18 de junho de 2020.
Seja bem-vinda/o ao 3.º Congresso dos Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.
Sejam bem-vindos/as,
O 3.º Congresso dos Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa é um compromisso do curso de licenciatura de Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, e irá realizar-se a 10 e 11 de julho, nas instalações da ESE do P.PORTO.
É um evento que se constitui como um fórum nacional importante para os profissionais da tradução e interpretação em língua gestual portuguesa contribuindo para a troca de ideias e de boas práticas. Desse modo, pretendemos promover a reflexão sobre a presença deste profissional na sociedade. O desafio que continuamos neste 3.º Congresso é o de fazermos caminho, reencontrando-nos através da consciência do que significa ser intérprete de língua gestual portuguesa.
Mantém o modelo da última edição, com as sessões plenárias a preencheram as manhãs de 10 e 11 de julho e as comunicações livres a decorreram no primeiro dia de trabalhos. Contará ainda com dois workshops dinamizados por profissionais da área.
Convidamos todos/as a estarem presentes!
Susana Barbosa,Presidente do Congresso