12 de Abril
2018

Auditório
Escola Superior de Educação
Politécnico do Porto

No seguimento do I Encontro Nacional da História de Estabelecimentos de Ensino, subordinado ao tema “Arquivos e Espólios de Estabelecimentos de Ensino em Portugal”, realizado em fevereiro de 2017, realiza-se o II Encontro Nacional, desta feita dedicado à temática “Memórias de Estabelecimentos de Ensino”. Procura-se com este encontro refletir sobre algumas dimensões relevantes para a análise histórica das organizações escolares em Portugal, desde a problemática da cultura material até estudos de caso sobre diferentes escolas, através da apresentação de investigações recentes no campo da História da Educação, incluindo igualmente os desafios que se colocam nesta área de estudo.

O evento está aberto a todos aqueles que se interessam por estas temáticas, alunos, mestres, doutores, doutorandos, investigadores e professores.

O Encontro Nacional é uma das iniciativas do projeto “Contributos para uma história da Escola Normal do Porto”, integrado no InEd – Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, sendo o grupo de investigação constituído por Cristina Maia, Carla Ribeiro e Amândio Barros.

PROGRAMA

9:30

Sessão de Abertura

Presidente do Politécnico do Porto
Presidente da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
Diretora do inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação
Investigadora Responsável pelo projeto de investigação Contributos para uma história da Escola Normal do Porto



10:00

Comunicação de Abertura

Doutor Miguel Infante

Diretor de Serviços de Documentação e de Arquivo da Secretaria-geral do Ministério da Educação e Ciência

Tema: O património histórico da educação: a missão da Secretaria Geral da Educação e Ciência


10:30 | 10:45

Pausa para café

10:45 | 12:30

Painel 1
A(s) história(s) dos estabelecimentos de ensino


Moderador: Professor Doutor António Guedes

Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

Professor Doutor Luís Grosso Correia

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Lugares de memórias liceais


Professor Doutor Nuno Ferreira e Professora Doutora Cristina Cruz

Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa

O pretérito e presente imperfeito do arquivo histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa


Professora Doutora Cristina Maia, Professora Doutora Carla Ribeiro e Professor Doutor Amândio Barros

Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

Notas sobre alguns perfis de professores da Escola Normal do Porto (entre finais do século XIX e o advento do Estado Novo)


12:30 | 14:30

Pausa para almoço

14:30

Comunicação de Abertura


Professor Doutor Justino Magalhães

Professor Catedrático no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Tema: Os arquivos e museus como espaços de memória escolar


15:00 | 16:00

Painel 2
As memórias dos estabelecimentos de ensino


Moderador: Professor Doutor Amândio Barros

Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

Professora Doutora Maria João Mogarro

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Cultura material escolar e o património educativo


Professor Doutor Luís Alberto Marques Alves

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Professor Doutor Rui Lima

CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Telescola: do contexto à inovação pedagógica e didática


16:00 | 16:20

Pausa para café

16:20 | 17:00

Apresentação das atas do I Encontro Nacional

17:00 | 18:00

Mesa-redonda
Memórias da Escola Normal do Porto


Moderador: Professor Doutor Fernando Diogo

Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

Professora Doutora Isabel Batista

ex-aluna do curso de Professor do Ensino Primário da Escola do Magistério Primário do Porto / atualmente docente da Universidade Católica

Professor Doutor Rui Eduardo Trindade Guimarães

ex-aluno do curso de Professor do Ensino Primário da Escola do Magistério Primário do Porto / atualmente docente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Professor Doutor Amândio Braga dos Santos Graça

ex-aluno do curso de Professor do Ensino Primário da Escola do Magistério Primário do Porto / atualmente docente da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

Professora Doutora Prudência Coimbra

ex-aluna do curso de Professor do Ensino Primário da Escola do Magistério Primário do Porto, atualmente docente da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

Dr. Rui Ferreira

ex-docente da Escola do Magistério Primário do Porto, atualmente docente da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

18:00

Encerramento

RESUMOS

Esta comunicação enquadra o projecto de investigação "Contributos para uma História da Escola Normal do Porto", que vem sendo desenvolvido na Escola Superior de Educação do Porto. Trata-se, no fundo, da segunda apresentação de resultados parciais desta investigação, na sequência do texto apresentado por este mesmo no I Encontro Nacional, subordinado ao tema A Escola Normal do Porto. Um arquivo e múltiplos desafios. Neste caso, pretende-se fazer uma primeira abordagem aos perfis dos professores da Escola Normal nas primeiras décadas da sua existência. Avançaremos com a identificação de alguns professores cuja atuação, quer enquanto professores, quer enquanto dirigentes, contribuiu para construir a dinâmica e identidade da instituição. Avançaremos com dados pertinentes sobre o trabalho pedagógico e didático que realizaram, as influências que receberam e os resultados do seu labor, entre outros assuntos que nos parecem dignos de nota e que desejamos colocar à discussão dos especialistas nestas matérias. Enfim, não deixaremos de notar a intervenção destes professores na cidade e no país, uma vez que alguns daqueles que até agora identificámos desempenharam funções em instituições políticas, administrativas e culturais que marcaram a história da cidade do Porto e de Portugal entre finais do século XIX e primeiras décadas do século XX.
A comunicação visará partilhar a edição de um trabalho audiovisual sobre a História da Telescola em Portugal no último quartel do século XX. Insere-se num conjunto de pesquisas que temos vindo a desenvolver no âmbito de um projeto de investigação mais vasto, o INOVAR - «Roteiros da inovação pedagógica: Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX», com o fim último de contribuir para o estudo do impacto e da importância alcançados pela Telescola no panorama educativo nacional. Implementada no nosso país, com um assinalável nível de sucesso, ao longo de cerca de meio século, a Telescola esteve umbilicalmente associada às atividades do Centro de Estudos de Pedagogia Audiovisual (CEPA - instituído sob a tutela do Instituto de Alta Cultura) que incluíam a experimentação e aplicação dos audiovisuais (cinema, projeção fixa, rádio, gravação sonora e televisão) aos processos de ensino e à educação. A propósito da visualização podemos equacionar as questões epistemológicas de construção do conhecimento relativo a este tema e aos problemas de preservação de fontes para outros estudos sobre esta temática.
Os liceus representaram, no dizer de Lucien Febvre em 1939, o “todo-poderoso império do meio” do percurso escolar situado entre os ensinos primário e superior. Os edifícios escolares desta modalidade de ensino secundário, orientada para a seleção do “escol” académico, tornaram-se lugares (plurais) de memórias várias, polissémicas, incorporadas, conflituais, disputadas, que entrelaçavam, na mesma trama contextual e na mesma flecha do tempo, alunos/as, professores/as e funcionários/as não docentes. Com a finalidade de analisar os processos de construção de identidades subjetivas, de género e/ou institucionais, a presente comunicação tomará por foco duas instituições liceais da cidade do Porto por nós estudadas, o Liceu (masculino) Rodrigues de Freitas/D. Manuel II e o Liceu (feminino) Carolina Michaëlis, no período que decorre até ao final do Estado Novo. A problematização desses processos será fundada em documentos escritos, orais, iconográficos e materiais.
Esta comunicação aborda a cultura material escolar e o património educativo, convocando a importância destas problemáticas para a atualidade e no contexto do sistema educativo português. As escolas históricas possuem importantes coleções de património museológico e importa repensar a sua inventariação, preservação e divulgação. As instituições escolares foram acolhendo muitos objetos ao longo do tempo e tem-se em consideração o percurso destas instituições, onde os materiais foram utilizados e reutilizados. Estes materiais integram-se, historicamente, no campo de diversas disciplinas, desempenhando um papel fundamental na interconexão entre o conhecimento científico e a alquimia a que este conhecimento foi sujeito para se transformar em matéria de ensino. Estabelece-se assim a convergência com as atuais políticas de valorização da educação e do património cultural, com investigações e organização de museus dedicadas à escola, ao seu património e memória em diversos países. É um movimento transnacional, cujas semelhanças evidenciam a globalização da forma escolar e dos seus materiais.
Com o PREMAC as Secretarias-Gerais ficaram com a responsabilidade de coordenar as políticas de gestão da informação de interesse histórico nos respetivos ministérios, hoje áreas governativas. A interrogação que se coloca é da exequibilidade dessa pretensão face aos meios humanos, técnicos, legislativos, financeiros e políticos disponíveis, bem como face à vastidão do património em causa. A Secretaria-Geral da Educação e Ciência é responsável por um valiosíssimo espólio documental, abrangendo às áreas dos arquivos, das bibliotecas e espólios museológicos, em muito desconhecidos. Presentemente a SGEC está a tentar desenvolver uma política sistemática de tratamento e difusão dessa informação, bem como pretende criar uma verdadeira politica de controlo e divulgação da informação histórica a nível das áreas governativas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Educação, numa colaboração transparente, e direta, com todos os organismos intervenientes neste universo governativo. Pretende-se proteger, tratar e difundir o que é histórico, mas também acautelar a informação futura, com o desenvolvimento de políticas de gestão integradas, baseadas em meios técnicos modernos, sustentáveis, explorando as redes informacionais, e em normativos transparentes, facilitadores da troca da informação. Nesta comunicação iremos apresentar o que se pretende fazer, o que já foi feito e as dificuldades sentidas no estabelecimento das políticas de gestão do património de interesse histórico, quer do ponto de vista estritamente da área da educação e ciência, quer do ponto de vista de um organismo da Administração Central Pública.
A dimensão histórica da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) está patente na sua fachada mas também no acervo que preserva dentro de portas. No reconhecimento do valor de memória que este material encerra, nasceu o projeto Memória e Identidade: Investigação e Salvaguarda do património histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa, com o objetivo conhecer, preservar e valorizar a herança histórica da Instituição, a partir da musealização e divulgação do seu património tanto de natureza didático-científica, quanto de natureza documental.
De entre o património, é o arquivo histórico da ESELx que guarda uma parte importante da memória escrita dos últimos cento e cinquenta anos da história da formação de professores desta cidade. Este acervo documental inclui livros que cartografam a vida das Escolas Normais para o sexo feminino e masculino, da Escola Normal Primária, criada na I República, e da Escola do Magistério Primário. De entre as iniciativas desenvolvidas pelo projeto Memória e Identidade e como forma a dar visibilidade ao papel histórico que a ESELx detém no seio da construção de um conhecimento sobre a formação de professores em Portugal, comemorou-se, entre dezembro de 2016 e maio de 2017, o centenário do lançamento da primeira pedra do edifício da ESELx, à data, em 1916, para instalar a Escola Normal Primária de Lisboa. Esta comunicação pretende i) divulgar o trabalho realizado e projetado pelo projeto Memória e Identidade; e ii) dar a conhecer o acervo documental do Arquivo Histórico, no que toca às dificuldades na sua organização e à importância que tem para a história da formação de professores.
O ensino resulta e dá curso a um compromisso entre a sociedade e o institucional escolar, realizado em espaços e tempos próprios, por profissionais, cumprindo um currículo e traduzindo-se num dever cumprido e numa aquisição cognitiva e educacional, devidamente certificada. A principal função dos arquivos escolares foi preservar as fontes escritas, registos e certificados que informam e comprovar tal processo. Há uma materialidade e uma documentação que tem sido objecto de registo, conservação, informação e que constitui o arquivo escolar: fundo didáctico e curricular, fundo administrativo, fundo pedagógico. No entanto, o institucional escolar deu origem a uma totalidade espacial, material, orgânica, gestual, simbólica que não se circunscreve aos fundos arquivísticos. Dessa totalidade fazem parte o museu, a biblioteca, os laboratórios, as memórias colectiva e individual, e enfim: a materialidade orgânica e funcional, a implantação escolar, a disposição espacial, a paisagem. O local escolar congrega o material, o institucional, o simbólico. No plano epistémico, designadamente no quadro histórico-pedagógico, o arquivo é representação e significado. As memórias estão incorporadas nas pessoas. São testemunho, efeméride, sociabilidade, identidade. Asseguram o trânsito geracional. Prolongam o espaço, dão sentido ao tempo. Há transversalidades inerentes à cultura material escolar e há uma universalidade pedagógica, mas o institucional escolar também consagra o singular. Nesta comunicação, procurarei apresentar uma informação sobre museus, arquivos e memórias; darei nota das principais transformações histórico-pedagógicas em curso e sustentarei por fim o argumento de que história e educação fazem parte de um mesmo binómio.


ORADORES
Natural de Matosinhos, nascido a 10 de Março de 1958. Diplomado pela Escola do Magistério Primário do Porto em 1980. (Professor/animador de Educação Básica de Adultos, 1980-82; Professor/Monitor de Posto de CPTV -Telescola, 1982-1986; Professor de Educação Física de nomeação provisória no ensino preparatório, 1986-87). Licenciado em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Física da Universidade do Porto (atual Faculdade de Desporto) em 1987. Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto em 1997. Docente de Carreira da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), desde o ano letivo de 1987/88. Atualmente, Professor Associado com Agregação, membro do Gabinete de Pedagogia do Desporto e do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D). Diretor do curso do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da FADEUP (2009-2017). Larga experiência de orientação de doutoramentos e em projetos de investigação. Autor de um vasto conjunto de artigos e capítulos de livros nacionais e internacionais no âmbito da formação de professores.
Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, é Doutora em História (2011), Mestre em História Moderna (1996), licenciada em História (1990) e profissionalizada (Ramo Educacional, 1992) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Investigadora do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, FLUP) e do InEd (Centro de Investigação e Inovação em Educação, ESE | P.PORTO). É autora, coautora e coordenadora de obras dedicadas ao ensino da História, nomeadamente manuais escolares, e tem desenvolvido investigação no campo da História da Educação, Didática da História e Educação Histórica.
Nasceu no Porto. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras do Porto. Especializou-se nas áreas da História Social e Económica e na História Marítima (área do seu doutoramento: Porto: a construção de um espaço marítimo no início da Época Moderna, prémio Almirante Sarmento Rodrigues da Academia de Marinha e Prémio Artur de Magalhães Basto de História da Cidade do Porto. Lisboa: Academia de Marinha, 2015). As suas publicações têm incidido nestes domínios, assim como nos da História da Cidade do Porto e Douro e História da Expansão, aos quais tem dedicado diversos trabalhos. Recentemente publicou na editora Fronteira do Caos as obras A morte que vinha do mar. Saúde e sanidade marítima num porto atlântico (séculos XV-XVII), Os Forais da Ponte da Barca, na mesma editora, e Porto: a construção de um espaço marítimo no início dos Tempos Modernos, Lisboa, Academia de Marinha, 2016. Professor da Escola Superior de Educação do Porto é pós-doutorado pelas universidades do Porto e de Valladolid e investigador do CITCEM-UP (Centro de Investigação Transdisciplinar . Cultura, Espaço e Memória – Universidade do Porto).
Doutora em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a tese “Imagens e representações de Portugal. António Ferro e a elaboração identitária da Nação”. Docente na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Investigadora do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, FLUP) e do InED (Centro de Investigação e Inovação em Educação, ESE).
Professora Associada da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), onde atualmente coordena os cursos de Mestrado em Ciências da Educação. Doutora em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Mestre em Filosofia de Educação pela mesma universidade. Autora de cerca de setenta títulos, entre livros, capítulos de livros e artigos. Responsável pelo projeto Ética e Investigação Socioeducacional do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH/FCT). Membro de vários conselhos editoriais de revistas científicas nacionais e internacionais Presidente da Comissão de Ética da UCP-Porto. Professora Visitante em diversas universidades estrangeiras, sobretudo no Brasil e em Moçambique Presidente do Conselho Pedagógico da FEP-UCP. Presidente do Conselho de Acompanhamento da Carta Ética da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). Diretora da Revista A Página da Educação (www.apagina.pt).
Professor associado com agregação do Departamento de História e Estudos Políticos Internacionais da FLUP, Vice-coordenador do CITCEM, Diretor do Mestrado em Ensino de História da FLUP e membro do Projeto INOVAR.
Doutorado em Ciências da Educação, professor do Ensino Secundário, investigador do CITCEM e membro do Projeto INOVAR.
Luís Grosso Correia é doutor em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, docente da mesma Faculdade e investigador integrado do CIIE – Centro de Investigação e de Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da mesma universidade.
Doutora em Ciências da Educação – História da Educação pela Universidade de Lisboa e Professora Associada do Instituto de Educação da mesma Universidade, onde leciona no Programa de Pós-graduação em Educação e Formação. Áreas temáticas de investigação: História das Instituições Educativas, Formação de Professores e Supervisão, Cultura Escolar e Património Educativo, História das Mulheres. Algumas publicações: Mogarro, M. J. (2015). Des objets qui racontent des histoires: le patrimoine educatif dans l’internationalisation des theories et des pratiques pedagogiques. La Rivista 2 (2015), pp. 149- 159; Orlando, E. A. & Mogarro, M. J. (2015). Estratégias católicas de formação de professores e circulação de modelos culturais e pedagógicos no Brasil e em Portugal. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 15, n. 46, pp. 749-769; Mogarro, M. J. (2013). Profissão e identidade nos discursos de professoras primárias portuguesas. In Y. Lobo & L. Faria (Orgs.). Vozes femininas do Império e da República: caminhos e identidades (pp. 125-144). Rio de Janeiro: Quartet Editora / FAPERJ; Mogarro, M. J. (coord) (2015). Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri.
Diretor de Serviços de Documentação e de Arquivo da Secretaria-Geral da Educação e Ciência

    Habilitações académicas e formação complementar:
  • Pós-Graduação em Ciências Documentais – variante de arquivo, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa;
  • Pós-Graduação em Direito da Sociedade de Informação, promovido pela APDI e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa;
  • Licenciatura em História, pela Universidade Autónoma de Lisboa;

    Experiência profissional:
  • Desde Junho de 2012 é Diretor de Serviços da Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo da Secretaria-Geral da Educação e Ciência;
  • De Novembro de 2005 até Junho de 2012 foi Chefe da Divisão de Recursos Arquivísticos da ex-Secretaria-Geral do Ministério da Economia e Emprego;
  • De Dezembro de 1991 a Outubro de 2005 trabalhou no Arquivo Histórico Ultramarino. De Março de 2003 a Junho de 2005 foi diretor em exercício;
  • De Maio de 1988 até Dezembro de 1991 trabalhou no Instituto Português de Arquivos;
  • De Agosto de 1986 até Maio de 1988 trabalhou no Instituto Português do Património Cultural.

    Outras atividades ou trabalhos:
  • De 2009 a 2011 foi coordenador-geral do Projeto SIIAMEI – Sistema Integrado de Informação Arquivística do Ministério da Economia;
  • Desde 1992 é docente do Curso de Especialização em Ciências Documentais, hoje Mestrado em Ciências da Informação e Documentação, da Faculdade de Letras de Lisboa;
  • No triénio 1996-1998 e 2004-2006 foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.
  • Tem vários trabalhos publicados, bem como participou em vários encontros, seminários e congressos nacionais e internacionais. Júri de concursos públicos para implementação de projetos de investigação arquivística e desmaterialização se suportes.
Doutor em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a sua tese de doutoramento, intitulada A institucionalização do ensino da náutica em Portugal (1779-1807), recebeu o Prémio “Almirante Sarmento Rodrigues” – 2015, atribuído pela Academia de Marinha, e foi publicada em livro, em 2016. Professor Adjunto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, na área das Ciências Sociais. Foi coordenador das comemorações do centenário (1916-2016) do edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa, e dirige atualmente um projeto de investigação e salvaguarda do património histórico daquela instituição. Está no prelo o seu mais recente trabalho, A Escola Normal Primária de Lisboa em Benfica (1916-1930), a publicar pela Livros Horizonte. No plano investigativo, tem como áreas de interesse a história do ensino náutico (séculos XVII e XVIII) e a história da educação, sobretudo no âmbito da formação de professores e do património escolar.
Doutorada em Antropologia biológica (2012) pela Universidade de Coimbra, onde realizou a restante formação académica: licenciatura em Antropologia (2003) e mestrado em Evolução Humana (2006) e, uma pós-graduação em Património Cultural Imaterial ministrado em parceria pela Direcção Geral do Património Cultural / Museu Nacional de Etnologia / Universidade Aberta (2015). Participou até 2011 em diversos projectos de intervenção antropoarqueológica, e de salvaguarda do património histórico e arqueológico enquanto Antropóloga física. Docente desde 2010 da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx - Instituto Politécnico de Lisboa) tem vindo a desenvolver trabalho em questões patrimoniais e da museologia quer no âmbito das licenciaturas e mestrados em que leciona, quanto no enquadramento do trabalho que desenvolve nos centros de investigação de que é membro integrado – Interdisciplinary Center for Archaeology and Evolution of Human Behaviour (Universidade do Algarve) – e colaborador – Centro de Humanidades (Universidade Nova de Lisboa). Mais recentemente, tem desenvolvido esta linha de actuação no projecto "Memória e Identidade" da ESELx, de que é co-coordenadora.
Doutorada em Ciência da Arte pela Universidade de Lisboa, licenciada em Artes Plásticas – Pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, é Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto desde 2000, onde lecionou em vários cursos, tais como o Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico e as licenciaturas em Gestão do Património e Artes Visuais e Tecnologias Artísticas.
Vice-Presidente da Escola Superior de Educação desde março de 2010, integra, atualmente, o Conselho Técnico Científico, a equipa proponente do Curso de Formação Especializada em Comunicação Educacional e Gestão da Informação / Educação Para os Média – A Imagem e os Media - Pós-Licenciatura; e ainda a equipa de Formação Especializada em Organização e Desenvolvimento Curricular / Expressões Artísticas Integradas na Educação Pré-Escolar e 1ºCEB/ Imagens para Textos - ambos Pós-Licenciatura.
Desde 2013 que é Coordenadora do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico; é ainda Presidente da Comissão de Acompanhamento do Subsistema para a Garantia da Qualidade das Unidades Curriculares e Cursos. É Membro da Secção Autónoma do Conselho Avaliador da Escola Superior de Educação e membro fundador da Gesto Cooperativa Cultural e da Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente.
Publicou 4 artigos em revistas especializadas e 4 trabalhos em atas de eventos, possui ainda 1 livro publicado. Detém 16 itens de produção técnica e 50 itens de produção artística/cultural; integrou ainda vários júris de Graus Académicos e participou em 4 eventos em Portugal. Recebeu 2 prémios: em 1992, o 2º prémio no Concurso de Pintura João Barata, e em 1991 Prémio Engenheiro António de Almeida para o Curso de Belas Artes e Menção Honrosa no Concurso Nacional de Pintura.
Categoria Profissional: Professor Adjunto
Mestre em Artes, especialidade Microtecnologia Musical, Universidade de Reading, UK
Docente da Unidade Técnico-científica (UTC) de Música e Drama da ESE.IPP desde 1988. Professor de Educação e Expressão Musical da Escola do Magistério Primário do Porto, de 1984 a 1988.
Coordenador da UTC Música e Drama.
Professor de Educação Musical do 2º ciclo do EB, Colégio N. Sra. Da Paz (1982/1988).
Cofundador e Coordenador Pedagógico do Instituto Orff do Porto (Associação Cultural de Pedagogia Musical) (1985/2017).
Cofundador de Maestro titular da Orquestra Orff do Porto (1985/2010).
Investigador colaborador do CIPEM/INET-md (Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Instituto de Etnomusicologia- estudos em música e dança).
Possui o curso do Magistério Primário, a licenciatura em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Crianças e é Mestre e Doutor em Ciências da Educação. É docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e autor de livros, artigos e trabalhos de investigação relacionados com a problemática da gestão do processo de ensino e de aprendizagem em contextos escolares e, nomeadamente, no Ensino Superior. É membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIIE) da FPCEUP, onde co-coordena o grupo de pesquisa «Ensino e Inovação Pedagógica», sendo, igualmente, membro do grupo de pesquisa «Paradigmas educacionais e formação de professores» do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (BRASIL) e do grupo de pesquisa PRAPETEC da mesma universidade. Para além de ser associado do Movimento da Escola Moderna Portuguesa (do qual já foi presidente da direção entre 2006 e 2008), assume, em Portugal, o papel de perito externo, no âmbito do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), do Agrupamento de Escolas de Matosinhos e do Agrupamento de Escolas de Pardilhó. Atualmente é consultor do Ministério da Educação, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (Despacho 5908/2017 de 5 de julho) e membro do Governing Board do Centro de Pesquisa e Inovação Educacional (CERI) da OCDE.
Historiador da Educação, Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Domínios de investigação e publicação: História da Educação; História da Educação e da Escolarização; História da Alfabetização; História do Livro Escolar; História das Instituições Educativas; História do Local e do Município Pedagógico.


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