Politécnico do Porto
O Projeto
Trata-se uma investigação no âmbito da História da Educação, em que se pretende fazer o levantamento e tratamento da história, arquivos e memórias da Escola Normal do Porto, depois Escola do Magistério Primário, de cujas heranças é depositária a Escola Superior de Educação do Porto (1882-2000). Pretende-se, pois, fazer a monografia do percurso da Escola Normal do Porto. A abordagem procura caraterizar historicamente a vida da Escola e a sua cultura e identidade próprias, abrangendo aspetos como:
- o percurso institucional;
- os espaços e sua caracterização;
- os diretores e professores da Escola Normal do Porto
(estilos de lideranças dos diretores, alterações nos modos de direção; perfis pessoais, percursos de formação, etc.);
- os alunos da Escola Normal do Porto
(origens geográficas e sociais, percurso escolar, destino profissional, etc.);
- a organização do tempo e do quotidiano escolar;
- as publicações dinamizadas.
Este projeto revela-se de grande premência, já que todo o arquivo documental relativo a esta instituição está por tratar, sendo que uma das tarefas a realizar (estruturante no desenvolvimento do projeto) será o levantamento dos fundos documentais, bibliográficos, materiais e iconográficos da instituição, visando a sua preservação e valorização.
(estilos de lideranças dos diretores, alterações nos modos de direção; perfis pessoais, percursos de formação, etc.);
(origens geográficas e sociais, percurso escolar, destino profissional, etc.);
A Equipa
Cristina Maia
Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, é Doutora em História (2011), Mestre em História Moderna (1996), licenciada em História (1990) e profissionalizada (Ramo Educacional, 1992) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Investigadora do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, FLUP) e do InEd (Centro de Investigação e Inovação em Educação, ESE | P.PORTO). É autora, coautora e coordenadora de obras dedicadas ao ensino da História, nomeadamente manuais escolares, e tem desenvolvido investigação no campo da História da Educação, Didática da História e Educação Histórica.
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Carla Ribeiro
Doutora em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a tese “Imagens e representações de Portugal. António Ferro e a elaboração identitária da Nação”. Docente na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Investigadora do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, FLUP) e do InED (Centro de Investigação e Inovação em Educação, ESE).
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Amândio Barros
Nasceu no Porto. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras do Porto. Especializou-se nas áreas da História Social e Económica e na História Marítima (área do seu doutoramento: Porto: a construção de um espaço marítimo no início da Época Moderna, prémio Almirante Sarmento Rodrigues da Academia de Marinha e Prémio Artur de Magalhães Basto de História da Cidade do Porto. Lisboa: Academia de Marinha, 2015). As suas publicações têm incidido nestes domínios, assim como nos da História da Cidade do Porto e Douro e História da Expansão, aos quais tem dedicado diversos trabalhos.
Recentemente publicou na editora Fronteira do Caos as obras A morte que vinha do mar. Saúde e sanidade marítima num porto atlântico (séculos XV-XVII), Os Forais da Ponte da Barca, na mesma editora, e Porto: a construção de um espaço marítimo no início dos Tempos Modernos, Lisboa, Academia de Marinha, 2016. Professor da Escola Superior de Educação do Porto é pós-doutorado pelas universidades do Porto e de Valladolid e investigador do CITCEM-UP (Centro de Investigação Transdisciplinar. Cultura, Espaço e Memória – Universidade do Porto).
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