Sobre

Na realidade atual, a situação de pessoas em condição de sem-abrigo tem vindo a aumentar, pelo que se torna fundamental refletir acerca desta situação e da mudança que se visa urgente, de modo a perspetivar uma intervenção capaz de fazer face aos diversos desafios. Neste seguimento, através da partilha de diferentes olhares e perspetivas, este seminário tem como principal intuito promover a discussão e reflexão acerca da realidade das pessoas em situação de sem-abrigo. Assim, o seminário pretende reunir vários oradores, em diferentes painéis, de modo a potenciar a partilha de contributos e perspetivas que possam introduzir novas pistas que nos ajudem a perspetivar a intervenção junto das pessoas em situação de sem-abrigo. Pretendemos, através do fortalecimento de redes de comunicação e sinergias entre a Escola Superior de Educação, a comunidade científica, os serviços e a comunidade, pensar o que existe e o que necessita ser feito para que as vidas, que o título do seminário menciona, possam de facto ser experienciadas com melhores condições e de forma verdadeiramente humana. Colocamos, à partida, a seguinte questão: O que falta na intervenção realizada e o que podemos fazer para que esta seja capaz de responder aos desafios existentes?

Comissão Organizadora

A organização do seminário é da responsabilidade dos estudantes do primeiro ano do Curso de Mestrado em Educação e Intervenção Social, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, das duas especializações (Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos; Ação Psicossocial em Contextos de Risco) e da Coordenação do Curso.

Composição da Comissão Organizadora
Coordenação:
Prof. Dr ª. Ana Bertão
Equipa: Carlos Ribeiro, Helena Almeida, Filipa Monteiro, Ana Leal, Cátia Sousa, Raquel Trindade, Telma Oliveira, Sandra Dias, Ana Teresa Costa, Raúl Mieiro, Vanessa Maria, Rita Martins, Verónica Parente

Programa

Folheto do programa (pdf)

Oradores

Prof.ª Doutora Ana Bertão
Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação

Psicóloga. Mestre em Ciências da Educação e Doutora em Psicologia Clínica. Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESEP). Coordenadora do Mestrado em Educação e Intervenção Social, nas duas especializações (Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos; Ação Psicossocial em Contextos de Risco). Coordenadora do Centro de Intervenção Psicopedagógica (CIP) da ESEP. Investigadora do inED. Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica e Responsável pela Formação do Curso em Psicoterapia, da mesma Sociedade. Psicoterapeuta e Supervisora Clínica. Tem várias obras publicadas e participado em diversos projetos de investigação, nas áreas do desenvolvimento e educação social, acolhimento familiar, psicopatologia, psicoterapia, sociodrama e psicodrama. Integra atualmente o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa do Síndrome de X Frágil, da Universidade de Évora.

Christian Georgescu
Fundador do Grupo SABER COMPREENDER

Em 2012, a propósito de um projeto social em que Christian participou, a jornalista Ana Cristina Pereira apresentou-o em breves palavras: "Chegou a Portugal a ressacar (vindo da Roménia). Quatros meses depois, estava na rua. Dormia junto ao Mercado de São Sebastião, entre o bairro da Sé, onde comprava a droga, e São Bento. Christian sentia-se outro na casa de rua. Inspira-se na realidade para escrever ficção. Gostava de aprender tudo sobre redução danos e de a pôr em prática na Roménia e em Portugal." No presente, passados 5 anos desta "apresentação", Christian é membro da CASO Portugal, GAT Portugal, SOS Racismo e membro vital e fundador da SABER COMPREENDER. Hoje define-se numa palavra: ACTIVISTA.

Dr. Daniel Horta Nova
Fundador do movimento MASA

Formação em Comunicação Social e jornalista. Editor de "Estrela da Amadora", "Coluna Nocturna", "Coluna Regional", e das revistas "Nós e laços do Mundo Esóterico" e " Madrugada Algarve", entre outros, e, mais recentemente, da revista “Vidas ao Luar”, vocacionada para a problemática dos “Sem-Abrigo”. “Ex-Sem-Abrigo” e fundador do M-A-S-A – Movimento de Apoio ao Sem-Abrigo. Fez parte da Estratégia Nacional para a erradicação dos sem-abrigo em Portugal. Foi membro do NPISA, Núcleo da Estratégia Nacional e do Conselho Consultivo da Rede Europeia Anti Pobreza (REAP), pelo Distrito do Porto.

Dr. Diogo Nunes

Licenciatura em Psicologia, no Instituto Superior da Maia. Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão. Estudante do Mestrado em Educação e Intervenção social, na Escola Superior de Educação do Porto. Em janeiro de 2015, iniciou as visitas às pessoas em condição de sem abrigo, atribuindo o nome ao projeto de movimento "Lá Fora Faz Frio”.


Dr.ª Fernanda Silva
Técnica de Intervenção Local no Agrupamento de Escolas Manoel de Oliveira

Licenciada em Bietápica em Educação Social pela Escola Superior de Educação do Porto (2003). Atualmente, é Mestranda em Educação e Intervenção Social, especialização em Ação Psicossocial em Contextos de Risco (2016/2017). A exercer funções de Técnica de Intervenção Local no Agrupamento de Escolas Manoel de Oliveira, de 2015 ao presente. Colaboração com diversas entidades e projetos de intervenção social: Programa Ser Criança (1998-2008), Programa Escolhas (2010-2012), Contrato Local de Desenvolvimento Social (2012-2013). Em termos profissionais, exerceu ainda funções num Lar de Infância e Juventude (2000), foi responsável pela Coordenação Pedagógica de um Centro Infantil num Plano Especial de Realojamento (2001-2002) e pela Subcoordenação da equipa Intermediária de Reabilitação do Programa Porto Feliz (2003-2007), tendo integrado a mesma equipa no ano anterior (2002). No domínio da educação e formação, lecionou na Escola Superior de Educação do Porto (2003/2004) e foi formadora num Curso Profissional (2009-2011) e num Curso de Educação e Formação de Adultos (2009-2012), tendo neste último sido mediadora de umas das turmas.


Isabel PereiraVoluntária do Projeto R.U.A. na equipa G.A.S.Porto

Isabel Pereira é voluntária no Grupo de Ação Social do Porto desde 2011, onde integra o projeto R.U.A. (Resolver, Unir, Apoiar), cujo público alvo são pessoas em situação de sem abrigo da cidade do Porto. A intervenção do grupo passa por alimentar relações de proximidade e confiança que proporcionem um melhor conhecimento das necessidades da pessoa em situação de sem-abrigo, e o desenvolvimento de estratégias com vista à promoção da dignidade humana e inclusão social. Esta forma de atuação, baseada no “estar”, de igual para igual, é característica do G.A.S.Porto em todos os seus projetos. Esta Organizac¸ão Não Governamental para o Desenvolvimento nasceu há 15 anos e é atualmente composta por mais de 400 voluntários que desenvolvem 8 projetos de voluntariado na cidade e na área metropolitana do Porto, em parceria com 20 instituic¸ões. Realiza, ainda, todos os anos, 5 missões nacionais, e 2 internacionais, em Moc¸ambique e em Timor-Leste. Sob o lema “Estamos juntos”, o G.A.S.Porto trabalha com um público abrangente que se encontra em situac¸ão de fragilidade ou de exclusão social, chegando, atualmente, a mais de 600 idosos, mais de 140 jovens, mais de 1000 crianc¸as e de 700 adultos incluindo pessoas com deficiência mental.

Dr. José Queiroz
Coordenador-Geral e Diretor Executivo da Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES)

Licenciado em Psicologia, com especialidade na área de Comportamento Desviante, pela FPCE-UP. Cofundador da APDES, desempenhou desde a sua criação em 2004, funções de Coordenador-Geral e Diretor-Executivo, tendo por meta a melhoria do acesso à saúde, emprego e educação de comunidades e públicos em situação de vulnerabilidade. seu percurso profissional tem sido marcado pela criação, o desenvolvimento e a supervisão de respostas de intervenção comunitária que englobam temas como a saúde, redução de riscos e direito humanos; educação para a saúde; coesão social e trabalho e cooperação e desenvolvimento. No âmbito da representação institucional, destacam-se o assento no Fórum Europeu da Sociedade Civil sobre Drogas da Comissão Europeia, na Plataforma das ONGDs Portuguesas, no Fórum Nacional da Sociedade Civil para o VIH/SIDA, nos NPISA do Porto, Vila Nova de Gaia, Barcelos e Setúbal.

Dr.ª Paula França
Assistente social com experiência na área de pessoas Sem-Abrigo

Licenciada em Serviço Social. De 1990 a 1995 exerceu funções como docente no Instituto Superior de Serviço Social do Porto onde assume também cargos de Direção Pedagógica e de Gestão. Desde 1983, a exercer funções de Assistente Social no Centro Distrital do Porto/Segurança Social, Núcleo de Intervenção Social, onde desenvolve e é responsável por vários projetos de Intervenção Comunitária e Desenvolvimento Local no âmbito da área rural e urbana. Atualmente e desde 2000, dirige a sua intervenção para o estudo da problemática das Pessoas em Situação de Sem Abrigo e, a partir de 2009, é responsável pela implementação da “Estratégia Nacional de Apoio às Pessoas Sem Abrigo 2009-2015” a nível local -Concelho do Porto - e é indigitada pelo Centro Distrital para interlocutora Distrital com o objetivo da sua difusão. Assume, entre março de 2009 e setembro de 2016, por eleição dos diferentes parceiros, a Coordenação do NPISA (Núcleo de Planeamento e Intervenção junto das pessoas Sem Abrigo) do Porto. Atualmente, é representante da Segurança Social na Plataforma do NPISA do Porto, “As Vozes do Silêncio”, e no Grupo Operativo da Rede Social do Porto para as questões das Pessoas Sem-Abrigo, apoia ainda a dinâmica da Plataforma das Organizações Voluntárias do NPISA do Porto.

Dr.ª Sónia Oliveira
AMI-Gaia

Licenciada em Psicologia Clínica, a exercer funções na AMI desde o ano de 2007.

Mestre Teresa Martins

Licenciada em Educação Social pela ESE.IPP (2007), Mestre em Gerontologia Social pelo ISSSP (2012), docente da UTC de Ciências da Educação da ESE.IPP e investigadora do InEd – Centro de Investigação e Inovação em Educação da ESE.IPP. Trabalhou com pessoas sem-abrigo como voluntária durante dois anos.

Inscrições

Entrada Livre Mediante Inscrição OBRIGATÓRIA

As inscrições estão encerradas e o formulário (de inscrição) já não se encontra disponível.

Para mais mais informações: seminarioese2017@gmail.com

Contactos

Morada
Rua Dr. Roberto Frias • Porto, Nº602 • 4200-465
Email
seminarioese2017@gmail.com
Organização
Carlos Ribeiro: 913067983 / Ana Leal: 932847714 / Helena Almeida: 919102133