


































A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-P.PORTO) participa neste projeto como instituição coordenadora, através de uma equipa de docentes e investigadores/as com vasta experiência nas áreas da inclusão, surdez, interpretação em língua gestual e formação de profissionais da educação e da tradução/interpretação.
Reconhecida pelo seu forte compromisso com a inclusão, a ESE P.PORTO desenvolveu práticas e investigação que promovem uma educação mais equitativa e acessível para todos/as.
A sua abordagem interdisciplinar e a estreita ligação à comunidade educativa reforçam a sua missão de contribuir ativamente para a criação de ambientes educativos inclusivos.
No âmbito do projeto CARES-Deaf, a ESE P.PORTO é responsável pela coordenação geral do consórcio internacional, assegurando o alinhamento estratégico das atividades e o desenvolvimento de ferramentas inovadoras para promover a igualdade de acesso dos cidadãos/ãs surdos/as aos serviços de saúde mental. A equipa ESE P.PORTO lidera os Pacotes de Trabalho 1 (Gestão de Projetos), 3 (Toolkit para Professores) e 4 (Formação para a Língua Gestual Internacional) e contribui ativamente para os demais pacotes de trabalho, incluindo o estudo comparativo, o desenvolvimento de um toolkit de formação e a formulação de recomendações políticas para o ensino superior e os serviços de saúde.
Contact details:
Susana Barbosa
(Coordenadora de Projeto) susanabarbosa@ese.ipp.ptSilvia Alves
(Gestora de projeto) silviaalves@ese.ipp.pt
Miguel Santos
(membro da equipa de investigação)
Manuela Sanches-Ferreira
(membro da equipa de investigação)
Catarina Neto
(membro da equipa de investigação)
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) é uma instituição de ensino superior de referência em Portugal, reconhecida pela excelência na formação, pela posição de liderança na investigação científica e por uma forte rede de colaboração com cerca de duas dezenas de instituições de saúde públicas e privadas em todo o país.
Dedicada à formação científica, tecnológica e humanista de médicos/as e de outros/as profissionais de saúde, a FMUP desempenha um papel central na melhoria da saúde da população. Anualmente, acolhe centenas de estudantes no Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e na Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica (SauD InoB), bem como numa vasta oferta de cursos de pós-graduação, incluindo mestrados e doutoramentos.
A FMUP investe igualmente de forma significativa na formação especializada, nos estudos avançados e na aprendizagem ao longo da vida, disponibilizando programas educativos presenciais e online de elevada qualidade, ajustados às necessidades em constante evolução de públicos diversificados — em particular de profissionais das áreas da medicina e da saúde que procuram aprofundar competências ou progredir nas suas carreiras.
Um dos pontos fortes da FMUP é a parceria estratégica com o Centro Hospitalar Universitário de São João, no âmbito do Centro Académico Clínico do Porto (CAC.Porto), um polo colaborativo multidisciplinar. Com uma história de quase dois séculos, a FMUP alia a solidez do seu legado a uma visão orientada para a inovação, sendo a qualidade do ensino, a robustez da investigação e a excelência da prática clínica elementos centrais da sua missão e reputação.
Contact details:
Ivone Duarteiduarte@med.up.ptSofia Baptistabaptistas@med.up.ptAlberto Freitas
alberto@med.up.ptRui Nunes
ruinunes@med.up.pt
Universidad Rey Juan Carlos (URJC) é uma jovem universidade pública, com vários campos na área metropolitana de Madrid, cuja missão é promover investigação inovadora e ensino de elevada qualidade numa das regiões de crescimento mais acelerado de Espanha. A URJC conta atualmente com cerca de 43.500 estudantes e aproximadamente 2.700 docentes (2023–2024), sendo a segunda maior, em número de estudantes, entre as seis universidades públicas de Madrid.
A universidade apresenta uma forte projeção internacional, com uma comunidade académica que integra cerca de 3.000 estudantes estrangeiros provenientes de 60 países. Desde 2019, a URJC participou em mais de 120 projetos europeus e internacionais, com financiamento da União Europeia na ordem dos 22 milhões de euros, dos quais 34 se inserem no Programa Horizonte 2020 e 18 no Programa Horizonte Europa. A URJC tem ainda participado ativamente nas Ações Marie Skłodowska-Curie, quer enquanto instituição de acolhimento de investigadores/as, quer no âmbito de bolsas individuais.
A URJC oferece a licenciatura em Língua Gestual Espanhola e Comunidade Surda, sendo o único curso desta natureza no sistema universitário espanhol. O corpo docente é composto por professores/as surdos/as e ouvintes, sendo estes últimos maioritariamente intérpretes de língua gestual espanhola com vasta experiência e conhecimento de sistemas de sinais internacionais. Este curso, a par de outros programas académicos, contribui para a promoção dos valores da equidade, da inclusão e da responsabilidade social, tanto de forma específica como transversal.
No âmbito do projeto CARES-Deaf, a URJC integra o consórcio como parceira, colaborando estreitamente com a equipa de coordenação na promoção do acesso equitativo das pessoas surdas aos serviços de saúde mental. A URJC lidera as atividades de monitorização e garantia da qualidade, bem como o Pacote de Trabalho 5 (Policy Paper), estendendo-se a sua participação e cooperação a todos os pacotes de trabalho do projeto.
Contact details:
Ricardo Moreno Rodríguez
(Investigador principal) ricardo.moreno@urjc.esInmaculada Garrote Camarena
(Co-investigador principal) inmaculada.garrote@urjc.es
Rayco Hautacuperche González Montesino
(membro da equipa de investigação)
raycoh.gonzalez@urjc.esIvánVázquez Villar
(membro da equipa de investigação)
ivan.vazquez@urjc.esSusana Bena Villaseñor
membro da equipa de investigação)susana.bena@urjc.esMaría Celeste González González
(membro da equipa de investigação)
mariaceleste.gonzalez@urjc.esStephanie Marie Michele Papin
(membro da equipa de investigação)
stephanie.papin@urjc.esFrancisco Vera Villaverde
(membro da equipa de investigação)
francisco.vera@urjc.es
A Necmettin Erbakan University é uma instituição de ensino superior que se distingue pelos seus esforços na promoção do acesso ao ensino superior para pessoas com deficiência e na criação de ambientes de aprendizagem inclusivos. O Gabinete de Coordenação da Unidade de Apoio a Estudantes com Deficiência, que funciona no seio da universidade, presta serviços de apoio a estudantes com necessidades específicas, procurando minimizar as barreiras académicas, sociais e físicas por estes enfrentadas.
Em consonância com os princípios da consciência social e da igualdade, a Necmettin Erbakan University implementou diversas medidas académicas e técnicas dirigidas a pessoas com deficiência auditiva, visual, motora e outras. Entre estas iniciativas destacam-se a adaptação de materiais pedagógicos para formatos acessíveis, a disponibilização de apoio em língua gestual, a implementação de condições de acessibilidade física e a formação do pessoal docente e não docente em matéria de deficiência e inclusão.
Com um forte compromisso com a educação inclusiva, a universidade procura não só desenvolver as competências dos seus estudantes atuais, mas também de futuros/as docentes e profissionais da educação, capacitando-os/as para uma comunicação eficaz e para o apoio adequado a pessoas com deficiência. Estas ações, desenvolvidas com o contributo de académicos/as de diversas áreas disciplinares, estendem-se igualmente à participação em projetos nacionais e internacionais centrados na acessibilidade e na inclusão.
Neste contexto, a Necmettin Erbakan University dispõe da infraestrutura e da competência académica necessárias para contribuir ativamente para projetos como o CARES-Deaf, apresentando um elevado potencial para o desenvolvimento de soluções inovadoras que promovam o acesso equitativo à educação e aos serviços de saúde por parte de pessoas com deficiência auditiva.
Contact details:
Prof. Dr. Hakan Sari
hakansari@gmail.comHikmet Beyza Yakic
(Investigador assistente)
hbeyzayakici@gmail.com
A Faculdade de Tradução e Interpretação (FTI) é um dos centros mais antigos do mundo dedicados à formação e à investigação nas áreas da tradução e da interpretação. Os programas oferecidos abrem caminho a carreiras nas áreas da tradução e interpretação, relações públicas, comunicação social, administração, turismo, interpretação judicial, mediação linguística, tradução e interpretação de conferência, bem como no ensino e na investigação.
Organizada em três departamentos — Departamento de Tradução, Departamento de Tecnologias da Tradução e Departamento de Interpretação — a FTI promove uma abordagem integrada aos estudos linguísticos. A equipa do Departamento de Tecnologias da Tradução (DTIM), inserida na FTI da Universidade de Genebra, dedica-se ao desenvolvimento e à promoção da acessibilidade nas tecnologias de tradução, com particular enfoque na acessibilidade, incluindo aplicações em línguas gestuais.
No âmbito do projeto CARES-Deaf, a Prof.ª Pierrette Bouillon e Irene Strasly contribuem ativamente para todos os pacotes de trabalho (com exceção do Pacote de Trabalho 1 – Gestão do Projeto), centrando a sua intervenção na região francófona da Suíça.
Contact details:
Pierrette Bouillon
pierrette.bouillon@unige.chIrene Strasly
irene.strasly@unige.ch






O objetivo do CARES-Deaf é apoiar as instituições de ensino superior e os/as futuros/as intérpretes de língua gestual na resposta ao apelo europeu das pessoas surdas para o acesso equitativo aos serviços de saúde mental, sem discriminação com base na surdez.
Para alcançar este objetivo global, oconsórcio irá:
Resultados concretos

Respostas de Pessoas surdas
+ informação sobre este assunto
Este bloco de texto é opcional. Se preferir que seja ocultado, por favor indique.
Na tabela abaixo será introduzido o texto que submeter com o programa. Por favor indique devidamente qual o título, subtítulo e corpo de texto para cada entrada.
Abaixo apresentam-se exemplos do que poderá ser o programa.
Considere-se a primeira entrada como EXEMPLO. As seguintes têm texto representativo.
Este bloco de texto é opcional. Se preferir que seja ocultado, por favor indique.
Na tabela abaixo será introduzido o texto que submeter com o programa. Por favor indique devidamente qual o título, subtítulo e corpo de texto para cada entrada.
Abaixo apresentam-se exemplos do que poderá ser o programa.
Considere-se a primeira entrada como EXEMPLO. As seguintes têm texto representativo.
Este bloco de texto é opcional. Se preferir que seja ocultado, por favor indique.
Na tabela abaixo será introduzido o texto que submeter com o programa. Por favor indique devidamente qual o título, subtítulo e corpo de texto para cada entrada.
Abaixo apresentam-se exemplos do que poderá ser o programa.
Considere-se a primeira entrada como EXEMPLO. As seguintes têm texto representativo.
Este bloco de texto é opcional. Se preferir que seja ocultado, por favor indique.
Na tabela abaixo será introduzido o texto que submeter com o programa. Por favor indique devidamente qual o título, subtítulo e corpo de texto para cada entrada.
Abaixo apresentam-se exemplos do que poderá ser o programa.
Considere-se a primeira entrada como EXEMPLO. As seguintes têm texto representativo.

Nos dias 27 e 28 de janeiro de 2025, realizou-se a reunião oficial de lançamento do consórcio CARES-Deaf na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE P.PORTO), instituição coordenadora do projeto. Este encontro marcou o início formal das atividades do projeto, reunindo todas as instituições parceiras num ambiente colaborativo e inspirador. Durante os dois dias, foram discutidos e alinhados os principais objetivos, os pacotes de trabalho e a visão partilhada de promover o acesso igualitário dos cidadãos surdos aos serviços de saúde mental em toda a Europa.
Local: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
Datas: 27 e 28 janeiro 2025

Um dos nossos parceiros de projeto divulgou o projeto CARES-Deaf na mídia turca! O artigo, publicado pelo KONYA Postası, destaca nosso compromisso compartilhado em melhorar o acesso a serviços de saúde mental para pessoas surdas em toda a Europa.
Leia o artigo (em turco)
Local: Türkiye (Necmettin Erbakan University)
Datas: 20 maio 2025

Nos dias 26 e 27 de maio de 2025, realizou-se em Madrid o segundo encontro presencial do consórcio CARES-Deaf, acolhido pela Universidad Rey Juan Carlos, uma das instituições parceiras do projeto. Esta sessão de trabalho reforçou a colaboração entre as equipas, permitiu monitorizar o progresso das atividades em curso e definir os próximos passos estratégicos do projeto.
Local: Universidad Rey Juan Carlos, Madrid
Datas: 26 e 27 maio 2025

O filme CODA, vencedor de um Óscar, foi exibido na Faculdade de Medicina com o objetivo de promover o diálogo em torno da cultura surda e da comunicação.
Membros da equipa CARES-Deaf partilharam reflexões, relacionando a mensagem do filme com a missão do projeto: o acesso equitativo da comunidade surda aos cuidados de saúde mental. Quando o cinema encontra a inclusão.
Local: Faculdade de Medicina
Datas: 12 junho 2025

O seminário “Saúde Mental: Desafios para as Pessoas Surdas em Portugal” teve como objetivo promover o diálogo entre profissionais de saúde, intérpretes, a comunidade surda e outros atores relevantes. O evento constituiu um espaço de reflexão sobre a acessibilidade comunicacional e o apoio em saúde mental, sublinhando a importância do desenvolvimento de estratégias e da partilha de boas práticas que promovam a inclusão e a equidade nos cuidados de saúde. O seminário destacou ainda a relevância social e institucional desta problemática.
Local: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
Datas: 22 novembro 2025

Doutorada em Perturbações do Desenvolvimento e da Linguagem. Professora Associada, coordenadora da licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa, coordenadora do mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas em Língua Gestual Portuguesa e investigadora no inED. Coordenou e é autora e coautora de vários livros. Oradora, organizadora e responsável por diversos eventos relacionados com a surdez, a Língua Gestual Portuguesa e a profissão de tradutor e intérprete, áreas nas quais possui várias publicações de âmbito nacional e internacional.

Sílvia Alves é Investigadora Auxiliar no Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Concluiu o doutoramento em Psicologia em 2016, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Durante cinco anos, exerceu funções de Gestora de Ciência no inED e é atualmente membro da Direção desta unidade de I&D. É também Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, onde leciona ou lecionou unidades curriculares do Mestrado em Educação Especial, como Restrições à Mobilidade e Deficiências Neuromusculoesqueléticas, Fundamentos da Educação Especial, Desenvolvimento de Programas Educativos Individuais e Investigação em Educação.
A sua investigação incide sobre educação especial e inclusão, com particular enfoque nas políticas educativas, avaliação, CIF-CJ, programas educativos individuais, necessidades de apoio, participação e inclusão de crianças e jovens com deficiência ou necessidades adicionais de apoio. Publicou vários artigos científicos e capítulos de livros nestas áreas e possui vasta experiência em projetos internacionais, nomeadamente no âmbito do programa Erasmus+.

Miguel Augusto Meneses da Silva Santos concluiu o doutoramento em Psicologia da Educação em 2007 na Universidade do Minho, o mestrado em Psicologia da Educação Especial em 1999, também na Universidade do Minho, e a licenciatura em Psicologia em 1994 na Universidade de Coimbra. É Professor Coordenador no Instituto Politécnico do Porto, exercendo atualmente funções de Vice-Presidente da Escola Superior de Educação e membro da Direção do inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação.
Ao longo da sua carreira académica, participou em 14 projetos de investigação financiados, tendo sido investigador principal em 3 e investigador integrado em 11. Coordena atualmente a equipa portuguesa do projeto Erasmus+ SOULSS — Scaffolding Online University Learning: Support Systems, dedicado ao desenvolvimento de recursos e ferramentas para a promoção da inclusão no Ensino Superior.
A sua atividade científica insere-se no domínio das Ciências Sociais, com especial enfoque nas Ciências da Educação, particularmente nas áreas da Educação Especial e da Psicologia da Educação. Colaborou com 118 investigadores, resultando em múltiplas coautorias científicas. Entre 2012 e 2023, desempenhou funções de coordenação de equipas de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa no Instituto Politécnico do Porto, bem como de equipas responsáveis pela atribuição e monitorização do estatuto especial a estudantes com necessidades adicionais de apoio. Desta experiência resultou o projeto interno (inED) “Inclusão no Ensino Superior – de garantir o acesso a promover o sucesso”.

Maria Manuela Sanches Ferreira é Professora Coordenadora da Unidade Técnico-Científica de Educação Especial da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESEP). É licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde concluiu também o mestrado e o doutoramento.
As suas áreas científicas de interesse e investigação centram-se na formação de professores para a inclusão, na avaliação e intervenção em contextos educativos e na deficiência intelectual. É coordenadora do Mestrado em Educação Especial: Problemas de Cognição e Multideficiência e da Unidade de Apoio à Escola Inclusiva, sendo igualmente Diretora do Centro de Investigação e Inovação em Educação – inED.
Esteve envolvida, como coordenadora, em projetos relacionados com políticas de educação especial e inclusão, tendo liderado a avaliação externa da implementação da legislação portuguesa sobre educação especial (2009-2010) e prestado consultoria à UNICEF-Arménia na revisão da avaliação das necessidades educativas especiais.
Participou como perita portuguesa em projetos da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva, bem como coordenou equipas portuguesas em diversos projetos Erasmus+. Ao longo dos anos, desenvolveu, participou e coordenou múltiplos projetos no domínio da intervenção comunitária e da educação, financiados por fundos nacionais e europeus. As suas publicações mais recentes incidem sobre a formação de professores para a inclusão e a utilização da CIF-CJ na avaliação e elegibilidade das necessidades de apoio adicionais.

Doutoranda em Políticas Públicas no ISCTE-IUL, mestre em Educação para a Saúde pela Universidade do Porto, com mais de 10 anos de experiência como gestora de projetos em iniciativas europeias na área da educação. No âmbito de colaborações frutíferas com instituições europeias de ensino superior, desenvolveu e aplicou práticas científicas em intervenções de base escolar, participou em conferências e colaborou na elaboração de publicações científicas.

Mestre em Educação e Intervenção Social pelo Instituto Politécnico do Porto e licenciada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. A sua investigação centra-se nas políticas educativas e sociais, no desenvolvimento de competências em contextos de aprendizagem formais e não formais, na educação e desenvolvimento comunitário e na educação inclusiva. Participou em projetos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global e em iniciativas comunitárias, conjugando rigor metodológico com perspetivas de base comunitária.

Investigadora-doutoranda na área das Ciências Sociais, com foco na educação e nas humanidades. Os seus interesses de investigação incluem a integração de grupos minoritários, a participação social, cívica e política, bem como o ensino e aprendizagem de línguas.

Terapeuta Ocupacional, mestre em Estudo e Tratamento da Dor e doutorado pela Universidad Rey Juan Carlos. Docente a tempo inteiro e inovador social, com mais de 20 anos de experiência na área da deficiência. Foi fundador e diretor da Unidade de Apoio a Pessoas com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais da Universidad Rey Juan Carlos (2005–2019). É criador e coordenador da Licenciatura em Língua Gestual Espanhola e Comunidade Surda (2016–2024) e exerce atualmente funções de Diretor do Mestrado em Educação Inclusiva e Desenho Universal para a Aprendizagem.
Coordena o grupo de investigação de alto desempenho DIVERSIA, na área da educação inclusiva, deficiência e acessibilidade. Leciona várias unidades curriculares relacionadas com inclusão, diversidade e Língua Gestual Espanhola em cursos de licenciatura e mestrado.

Licenciada em Filologia Inglesa, mestre em Formação de Professores e mestre em Necessidades Educativas Especiais na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Doutorada com investigação centrada no ensino e aprendizagem de línguas para estudantes surdos. Desde o ano letivo 2017-2018, leciona na Universidad Rey Juan Carlos em diversos cursos de licenciatura e mestrado. Participa em vários projetos Erasmus+, integra o grupo de investigação DIVERSIA e a Cátedra Institucional de Deficiência, Acessibilidade e Inclusão da URJC.

Licenciado em Terapia da Fala e em Antropologia Social e Cultural. Doutorado em Linguística Aplicada (Cum Laude) pela Universidade de Vigo, com a primeira tese de doutoramento em Espanha dedicada à interpretação em línguas gestuais. Desde 2017, é docente e investigador na Universidad Rey Juan Carlos, com investigação nas áreas da tradução e interpretação em língua gestual, educação inclusiva e Desenho Universal para a Aprendizagem.

Doutorado (Cum Laude) em Humanidades pela Universidad Rey Juan Carlos, com investigação centrada na identificação de estereótipos e preconceitos em relação à língua gestual e à comunidade surda. Desde 2020, é docente na Licenciatura em Língua Gestual Espanhola e Comunidade Surda, desenvolvendo uma prática pedagógica inclusiva e participativa.

Susana Bena Villaseñor é doutorada em Humanidades: Língua e Cultura, com enfoque na educação de pessoas surdas. Desde o ano letivo 2017/2018, leciona unidades curriculares nucleares na Licenciatura em Língua Gestual Espanhola e Comunidade Surda da Universidad Rey Juan Carlos. Colabora em diversos projetos relacionados com a educação de surdos e a comunidade surda.

Doutorada pela Universidad Rey Juan Carlos (Cum Laude), com vasta experiência profissional em interpretação em línguas gestuais e cultura surda. Leciona desde 2021/2022 na Licenciatura em Língua Gestual Espanhola e Comunidade Surda, bem como em cursos de mestrado. A sua investigação centra-se na educação inclusiva, metodologias ativas e na Agenda 2030.

Doutorada pela Escuela Internacional de Doctorado da Universidad Rey Juan Carlos, com especialização na aprendizagem formal de uma língua gestual de herança por Filhos de Pais Surdos (CODA). Professora convidada desde 2018, com ampla experiência como intérprete de língua gestual em diversos contextos e participação ativa em eventos académicos e culturais internacionais.

Licenciado em Audição e Linguagem e em Linguística, doutorado (Cum Laude) pela Universidade de Cádis. Desde 2021, é Professor Auxiliar na Licenciatura em Língua Gestual Espanhola e Comunidade Surda da Universidad Rey Juan Carlos, desenvolvendo investigação em linguística aplicada às línguas gestuais.

Professor Doutor Hakan SARI concluiu a sua formação académica em educação e educação especial no Reino Unido, regressando à Turquia em 2000. Desde 2001, exerce funções como diretor do Departamento de Educação Especial da Universidade Necmettin Erbakan. Publicou numerosos livros e artigos científicos e desempenhou cargos de elevado nível no Ministério da Educação Nacional e no Conselho do Ensino Superior da Turquia. Hikmet

Licenciada e mestre em Orientação e Aconselhamento Psicológico pela Universidade Necmettin Erbakan. Doutoranda em Educação Especial na mesma instituição, onde exerce funções de Investigadora Assistente desde 2022, com investigação na área da Educação Especial.

Ivone Duarte é Professora Associada com Agregação no Departamento de Medicina Comunitária, Informação e Decisão em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Doutorada em Bioética, é investigadora integrada no grupo ManEthics do CINTESIS@RISE e membro de várias comissões e programas nacionais e internacionais na área da bioética.

Doutorada em Medicina e Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto desde 2020. Investigador no CINTESIS@RISE e especialista em Medicina Geral e Familiar. Coordenador de Medicina Geral e Familiar no Hospital CUF Porto.

Alberto Freitas é Professor Associado com Agregação na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e investigador sénior no RISE-Health. Lidera o grupo de investigação em Saúde Digital e Simulação Clínica, com vasta produção científica nas áreas de ciência de dados em saúde e saúde digital.

Médico, Vice-Presidente da Academia Nacional de Medicina (Portugal), Doutorado em Bioética. Professor Catedrático de Bioética na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Diretor do Centro de Bioética e Presidente da Comissão de Ética desta Faculdade. Autor de mais de 300 publicações científicas e coordenador de múltiplos projetos nacionais e internacionais, com enfoque recente nas questões éticas da Inteligência Artificial.

Andreia Sofia da Costa Teixeira é Investigadora Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (MEDCIDS) e membro integrado do RISE-Health. Doutorada em Ciência de Computadores, desenvolve investigação em aprendizagem automática, modelação estatística e apoio à decisão clínica.

Helder Morgado é Assistente Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e membro integrado do RISE-Health. Doutorando, desenvolve investigação sobre diretrizes de planeamento arquitetónico promotoras do bem-estar em cuidados paliativos.

Maria Luísa Castro Guedes é doutorada em Matemática Aplicada, Professora Auxiliar no ICBAS e investigadora integrada no RISE-Health, grupo Biodata.

Pierrette Bouillon é Professora na Faculdade de Tradução e Interpretação da Universidade de Genebra desde 2007, sendo atualmente Diretora da Faculdade e do Departamento de Tecnologia da Tradução. A sua investigação incide sobre processamento de linguagem natural, tradução automática e acessibilidade, tendo coordenado diversos projetos nacionais e europeus.

Irene Strasly é tradutora especializada e intérprete de Língua Gestual Italiana. Coordenou a integração das línguas gestuais suíças nos programas de licenciatura e lançou o primeiro Diploma de Estudos Avançados para tradutores surdos na Suíça. A sua investigação centra-se na acessibilidade, com particular enfoque no acesso à saúde para pessoas surdas.
Texto que contextualize. Notícia?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Texto que contextualize. Notícia?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Texto que contextualize. Notícia?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Texto que contextualize. Notícia?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Texto que contextualize. Notícia?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Nulla vel sodales tellus, quis condimentum enim. Nunc porttitor venenatis feugiat. Etiam quis faucibus erat, non accumsan leo. Aliquam erat volutpat. Vestibulum ac faucibus eros. Cras ullamcorper gravida tellus ut consequat.
Nulla vel sodales tellus, quis condimentum enim. Nunc porttitor venenatis feugiat. Etiam quis faucibus erat, non accumsan leo. Aliquam erat volutpat. Vestibulum ac faucibus eros. Cras ullamcorper gravida tellus ut consequat.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.