O Congresso tem por objetivo reunir pesquisadores, técnicos e dirigentes educacionais para um exercício de socialização e análise de estudos e experiências em matéria de políticas e práticas internacionais de administração e avaliação educacional nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Concebido como espaço de convivência internacional e de circulação e avaliação de conhecimentos no campo da educação, o Congresso tem como tema central: Políticas e Práticas de Administração e Avaliação na Educação Ibero-Americana. Três mesas redondas plenárias e seis sessões especiais simultâneas pautarão os debates do evento, desenvolvidos em numerosas comunicações agrupadas em seis eixos temáticos.

Os textos das conferências, palestras e comunicações de pesquisas e experiências educacionais podem ser preparados e apresentados em português ou em espanhol, idiomas oficiais do Congresso. O anfiteatro para as sessões e mesas plenárias, assim como os auditórios para as palestras em sessões especiais e as salas para as comunicações estarão tecnologicamente equipados para apresentações em power point.

  Mesas Redondas Plenárias
  • Política, gestão e qualidade social da educação
  • Política e avaliação educacional, diversidade cultural e inclusão social
  • Formação dos docentes e dirigentes educacionais
  Eixos Temáticos das Comunicações
  • Gestão e avaliação da educação básica e secundária
  • Gestão e avaliação da educação superior
  • Gestão e avaliação da educação, diversidade cultural e inclusão social
  • Formação dos docentes e dirigentes escolares: currículo e prática pedagógica
  • Políticas de planeamento e financiamento da educação
  • Globalização, regulação governamental, autonomia escolar e qualidade da educação
  Formas de Participação

As conferências de abertura e de encerramento e as mesas redondas plenárias serão constituídas por especialistas convidados pela Comissão Organizadora Internacional, com o propósito de introduzir os debates em torno do tema central do Congresso. Sessões especiais. As sessões especiais, organizadas em forma de seis painéis simultâneos em torno dos eixos temáticos do programa oficial do evento, serão constituídas por especialistas convidados pela Comissão Organizadora Internacional para a avaliação crítica dos debates atuais em matéria de políticas e práticas de administração e avaliação na educação ibero-americana. Comunicações. Submetidas pelos autores e aceites pela Comissão Científica do Congresso, as comunicações serão organizadas em múltiplas sessões paralelas para a apresentação e discussão de trabalhos acadêmicos, relatórios de pesquisas e experiências educacionais em matéria de políticas e práticas de administração e avaliação da educação no âmbito ibero-americano.