pt | en
O Acolhimento familiar na Europa:
resultados e evidências

O Seminário Internacional sobre o acolhimento familiar tem como finalidade partilhar os resultados da investigação e da prática no acolhimento familiar em diferentes países da Europa. O acolhimento familiar está em constante evolução, num mundo em mudança. O objetivo deste encontro é assinalar o modo como o acolhimento familiar tem evoluído, em diferentes contextos, e procurar identificar os desafios que se colocam ao seu desenvolvimento futuro, em diversas realidades e dimensões.

Em Portugal, onde as famílias de acolhimento cuidam de menos de 5% das crianças integradas no sistema de acolhimento, a entrada em vigor da Lei n.º 142/2015, de 8 de Setembro veio consagrar o acolhimento familiar como a principal resposta de acolhimento para crianças até aos 6 anos de idade. É um sinal positivo, que aproxima o nosso enquadramento legal dos outros países de modelo ocidental, e quem vem tornar ainda mais premente o conhecimento científico sobre o acolhimento familiar, de modo a identificar que tipo de acolhimento produz os melhores resultados, sobre que circunstâncias, e para que grupo de crianças ou jovens.

O acolhimento familiar é uma partilha generosa que deve ser orientado por critérios científicos de rigor e de qualidade, que promovam o bem-estar da criança acolhida e defendam a privacidade e os direitos das famílias envolvidas, conciliando o saber fazer com a generosidade e solidariedade. O Seminário pretende ser um local de partilha, reflexão e produção de conhecimento que perspetivem e orientem o desenvolvimento, na prática, do acolhimento familiar.


Nao é possível aceitar novas inscrições atendendo ao elevado número de participantes inscritos no Seminário.