ESTRUTURA E LINHAS TEMÁTICAS

O Seminário subdivide-se nas sessões de abertura e de encerramento, nas conferências plenárias e nas sessões simultâneas dos Simpósios. Tal como em Oviedo, reserva-se um período de tempo para a reunião dos jovens investigadores e para a realização da Assembleia Anual da SIPS. As linhas temáticas são as seguintes:

  Pedagogia Social, Educadores Sociais e Investigadores. Como pensar e fazer a Educação Social
  • Modelos, princípios e questões teóricas na mediação socioeducativa
  • Desenho, implementação e avaliação de projetos de intervenção social, educativa e comunitária
  • O papel das organizações profissionais na fundamentação e na consolidação da Educação Social
  • O desenvolvimento da profissão educador social. Questões emergentes e desafios atuais
  • A participação ativa dos educadores sociais na formação e na investigação no campo social
  • A participação ativa dos educadores sociais na gestão e coordenação de projetos e instituições sociais
  Cidadania ativa e Direitos sociais. O desafio da reconfiguração perante o risco de desmantelamento do Estado Social.
  • Políticas educativas e sociais na presente conjuntura socio-económica-cultural. A redefinição do modelo de sociedade e cultura
  • Reforma, sustentabilidade e adequação do modelo social europeu.
  • Equidade e gerações: o impacto intergeracional da repartição de benefícios e de apoios sociais
  • Agenda política e problemas sociais. Prioridades, decisão e justiça, face aos modos de exclusão
  • As crianças e os jovens nos seus contextos de vida e nas suas práticas sociais: problemáticas específicas e alternativas educativas
  • As novas metodologias de intervenção social como resposta para as problemáticas educativas e sociais atuais
  • Os partidos políticos e os novos movimentos de cidadania. Desafios para o desenvolvimento local, institucional e comunitário
  (des)Emprego & Reforma: desafios do quotidiano em contexto de mudança social.
  • A família perante a crise social e laboral: problemáticas e respostas desde a Educação Social
  • Emprego, sobre qualificação e infra emprego. Questões para a inclusão no mercado laboral
  • As organizações sociais e os programas de Ação - intervenção socioeducativa
  • Redes sociais e comunidades virtuais: inclusão digital para a inclusão social
  • Tempo livre em tempos de crise: o ócio como âmbito de integração
  • Tempo(s) de reforma: mitos, problemas e oportunidades
  • Empreendedorismo social: desafio e oportunidades
  A Pedagogia Social/Educação Social no quotidiano do Ensino Superior.
  • Teses, dissertações e projetos da Pedagogia Social/Educação Social (concluídos e em curso)
  • Formação, investigação e inovação em Pedagogia Social/Educação Social

Programa (formato PDF)