O Seminário subdivide-se nas sessões de abertura e de encerramento, nas conferências plenárias e nas sessões de mesas redondas, comunicações livres e apresentação de posters. As linhas temáticas são as seguintes:
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
Estudos de diferentes possibilidades de análises e intervenções em atividade física e saúde - considerada como objeto não particular de um campo de conhecimento - e que, portanto, assume a compreensão do fenómeno por meio de diferentes olhares sobre o conhecimento (da saúde coletiva, fisiologia, sociologia, filosofia, entre outros).
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE
Estudos acerca dos distintos aspetos do processo profissional concernente à área de conhecimento da Educação Física. Estudos sobre a relação da formação e a inserção do profissional desta área de conhecimento no mundo do trabalho. (Definição utilizada pelo CBCE, 2008 para o GTT Formação Profissional e Mundo do Trabalho). O currículo na formação académica. Legislação, propostas e cotidiano no trabalho de formação do profissional de Educação Física. O currículo na prática da Educação Física Escolar. Organização da Educação Física Escolar e cotidiano no trabalho do professor e na ação do aluno.
DESPORTO E VALORES - ESPÍRITO DESPORTIVO
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, DESENVOLVIMENTO E SAÚDE
EDUCAÇÃO ESPECIAL, DESENVOLVIMENTO E SAÚDE
Estudos sobre Educação Física e diversidade cultural, multiculturalidade e democracia na educação, pluralismo cultural, e o interculturalismo. Estudos sobre as especificidades e sentidos da deficiência inerente às pessoas portadoras de necessidades especiais realizados no âmbito da Educação Física, entendida como área de conhecimento, tanto a partir do referencial das ciências sociais quanto das biológicas. (Definição baseada no termo multiculturalidade e utilizada pelo CBCE, 2008 para o GTT Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais)
EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO
Estudos da atividade desportiva, significados e identidades. A relação da atividade desportiva com a educação e a saúde com foco nas crianças e jovens.
JOGO E DESENVOLVIMENTO MOTOR
A relação do jogo com a assimilação e apropriação da realidade humana, com a construção de hipóteses, com a elaboração de soluções para problemas, com o enriquecimento da personalidade e com o desenvolvimento físico e motor das crianças. O lazer como um fator de desenvolvimento pessoal, profissional e social, vem conquistando cada vez mais espaço, visto que é um fenômeno relacionado à saúde, meio ambiente, ética, estética, educação, formação, segurança, entre outros. O lazer também tem relação direta com o bem-estar das crianças e o bom uso dos espaços e equipamentos para a prática de suas ações lúdicas.
LAZER, RECREAÇÃO E SEGURANÇA INFANTIL
O lazer não sendo um conceito estabilizado remete-nos para uma diversidade de práticas e tempos autogeridos e, por isso de grande valor para o desenvolvimento pessoal e social. A recriação é uma das vertentes do lazer e quando se fala da criança, em particular, o balanço entre o risco e a segurança são fundamentais.
PSICOLOGIA, SOCIOLOGIA E HISTORA DO DESPORTO
PROMOÇÃO DA SAÚDE E AMBIENTE
Bem-estar individual e coletivo. Estilos de vida saudáveis. Prevenção de riscos de saúde. Promoção da saúde e do ambiente numa perspetiva holística. Promoção da saúde em meio escolar. Saúde ambiental na perspetiva de interdisciplinaridade e da intersectorialidade, incluindo as dimensões sociais, políticas, económicas e culturais
VIOLÊNCIA, BULLYING E INDISCIPLINA NA ESCOLA
O termo bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro (s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder.
PROMOÇAO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA
Programa do Seminário
Programa Desportivo e Cultural
Alertamos para o facto de que a parte da manhã do dia 8 de julho do seminário se realiza no Auditório Magno do Instituto Superior de Engenharia do Porto, situado na Rua de São Tomé.
Estudos de diferentes possibilidades de análises e intervenções em atividade física e saúde - considerada como objeto não particular de um campo de conhecimento - e que, portanto, assume a compreensão do fenómeno por meio de diferentes olhares sobre o conhecimento (da saúde coletiva, fisiologia, sociologia, filosofia, entre outros).
Estudos acerca dos distintos aspetos do processo profissional concernente à área de conhecimento da Educação Física. Estudos sobre a relação da formação e a inserção do profissional desta área de conhecimento no mundo do trabalho. (Definição utilizada pelo CBCE, 2008 para o GTT Formação Profissional e Mundo do Trabalho). O currículo na formação académica. Legislação, propostas e cotidiano no trabalho de formação do profissional de Educação Física. O currículo na prática da Educação Física Escolar. Organização da Educação Física Escolar e cotidiano no trabalho do professor e na ação do aluno.
Estudos sobre Educação Física e diversidade cultural, multiculturalidade e democracia na educação, pluralismo cultural, e o interculturalismo. Estudos sobre as especificidades e sentidos da deficiência inerente às pessoas portadoras de necessidades especiais realizados no âmbito da Educação Física, entendida como área de conhecimento, tanto a partir do referencial das ciências sociais quanto das biológicas. (Definição baseada no termo multiculturalidade e utilizada pelo CBCE, 2008 para o GTT Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais)
Estudos da atividade desportiva, significados e identidades. A relação da atividade desportiva com a educação e a saúde com foco nas crianças e jovens.
A relação do jogo com a assimilação e apropriação da realidade humana, com a construção de hipóteses, com a elaboração de soluções para problemas, com o enriquecimento da personalidade e com o desenvolvimento físico e motor das crianças. O lazer como um fator de desenvolvimento pessoal, profissional e social, vem conquistando cada vez mais espaço, visto que é um fenômeno relacionado à saúde, meio ambiente, ética, estética, educação, formação, segurança, entre outros. O lazer também tem relação direta com o bem-estar das crianças e o bom uso dos espaços e equipamentos para a prática de suas ações lúdicas.
O lazer não sendo um conceito estabilizado remete-nos para uma diversidade de práticas e tempos autogeridos e, por isso de grande valor para o desenvolvimento pessoal e social. A recriação é uma das vertentes do lazer e quando se fala da criança, em particular, o balanço entre o risco e a segurança são fundamentais.
Bem-estar individual e coletivo. Estilos de vida saudáveis. Prevenção de riscos de saúde. Promoção da saúde e do ambiente numa perspetiva holística. Promoção da saúde em meio escolar. Saúde ambiental na perspetiva de interdisciplinaridade e da intersectorialidade, incluindo as dimensões sociais, políticas, económicas e culturais
O termo bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro (s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder.
Programa do Seminário
Programa Desportivo e Cultural
Alertamos para o facto de que a parte da manhã do dia 8 de julho do seminário se realiza no Auditório Magno do Instituto Superior de Engenharia do Porto, situado na Rua de São Tomé.