O Seminário subdivide-se nas sessões de abertura e de encerramento, nas conferências plenárias e nas sessões de mesas redondas, comunicações livres e apresentação de posters. As linhas temáticas são as seguintes:

  ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

Estudos de diferentes possibilidades de análises e intervenções em atividade física e saúde - considerada como objeto não particular de um campo de conhecimento - e que, portanto, assume a compreensão do fenómeno por meio de diferentes olhares sobre o conhecimento (da saúde coletiva, fisiologia, sociologia, filosofia, entre outros).

  FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE

Estudos acerca dos distintos aspetos do processo profissional concernente à área de conhecimento da Educação Física. Estudos sobre a relação da formação e a inserção do profissional desta área de conhecimento no mundo do trabalho. (Definição utilizada pelo CBCE, 2008 para o GTT Formação Profissional e Mundo do Trabalho). O currículo na formação académica. Legislação, propostas e cotidiano no trabalho de formação do profissional de Educação Física. O currículo na prática da Educação Física Escolar. Organização da Educação Física Escolar e cotidiano no trabalho do professor e na ação do aluno.

  DESPORTO E VALORES - ESPÍRITO DESPORTIVO



  EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, DESENVOLVIMENTO E SAÚDE



  EDUCAÇÃO ESPECIAL, DESENVOLVIMENTO E SAÚDE

Estudos sobre Educação Física e diversidade cultural, multiculturalidade e democracia na educação, pluralismo cultural, e o interculturalismo. Estudos sobre as especificidades e sentidos da deficiência inerente às pessoas portadoras de necessidades especiais realizados no âmbito da Educação Física, entendida como área de conhecimento, tanto a partir do referencial das ciências sociais quanto das biológicas. (Definição baseada no termo multiculturalidade e utilizada pelo CBCE, 2008 para o GTT Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais)

  EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO

Estudos da atividade desportiva, significados e identidades. A relação da atividade desportiva com a educação e a saúde com foco nas crianças e jovens.

  JOGO E DESENVOLVIMENTO MOTOR

A relação do jogo com a assimilação e apropriação da realidade humana, com a construção de hipóteses, com a elaboração de soluções para problemas, com o enriquecimento da personalidade e com o desenvolvimento físico e motor das crianças. O lazer como um fator de desenvolvimento pessoal, profissional e social, vem conquistando cada vez mais espaço, visto que é um fenômeno relacionado à saúde, meio ambiente, ética, estética, educação, formação, segurança, entre outros. O lazer também tem relação direta com o bem-estar das crianças e o bom uso dos espaços e equipamentos para a prática de suas ações lúdicas.

  LAZER, RECREAÇÃO E SEGURANÇA INFANTIL

O lazer não sendo um conceito estabilizado remete-nos para uma diversidade de práticas e tempos autogeridos e, por isso de grande valor para o desenvolvimento pessoal e social. A recriação é uma das vertentes do lazer e quando se fala da criança, em particular, o balanço entre o risco e a segurança são fundamentais.

  PSICOLOGIA, SOCIOLOGIA E HISTORA DO DESPORTO



  PROMOÇÃO DA SAÚDE E AMBIENTE

Bem-estar individual e coletivo. Estilos de vida saudáveis. Prevenção de riscos de saúde. Promoção da saúde e do ambiente numa perspetiva holística. Promoção da saúde em meio escolar. Saúde ambiental na perspetiva de interdisciplinaridade e da intersectorialidade, incluindo as dimensões sociais, políticas, económicas e culturais

  VIOLÊNCIA, BULLYING E INDISCIPLINA NA ESCOLA

O termo bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro (s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder.

  PROMOÇAO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA





Programa do Seminário

Programa Desportivo e Cultural

Alertamos para o facto de que a parte da manhã do dia 8 de julho do seminário se realiza no Auditório Magno do Instituto Superior de Engenharia do Porto, situado na Rua de São Tomé.